Inspiração para os cartazes do Manifesto MUDA (#2)

Tendo em conta que uma das correntes artísticas mais fortes dentro da época delimitada foi o construtivismo russo, decidimos focar-nos num dos artistas que melhor caracteriza esta vanguarda, Alexander Rodchenko.

Alexander Rodchenko, 1921

Alexander Rodchenko, 1921

Alexander Rodchenko, 1928

Alexander Rodchenko, 1928

Alexander Rodchenko, 1927

Alexander Rodchenko, 1927

Alexander Rodchenko, 1928

Alexander Rodchenko, 1928
Alexander Rodchenko, 1925

Alexander Rodchenko, 1925

Alexander Rodchenko, 1905

Alexander Rodchenko, 1905

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Alexander Rodchenko, 1930

Alexander Rodchenko, 1930

Alexander Rodchenko, 1926

Alexander Rodchenko, 1926

Alexander Rodchenko, 1929

Alexander Rodchenko, 1929

Estes exemplos demonstram de forma explícita o seguimento que utilizámos para os nossos cartazes, utilizando as formas geométricas “sólidas”, de forma construtivista, para dar forma ao fundo do poster. Aqui também vemos exemplos da utilização de cores alternativas, nomeadamente o azul e o “branco sujo” que escolhemos.

O último exemplo apresentado, uma capa de um livro, foi a inspiração para o seguimento dos nosso cartazes, que se completam uns aos outros, funcionando em conjunto ou de forma separada. Quisemos usar a referência à origem da palavra “construtivismo”, ou seja, “construir”, para que as nossas criações fossem como peças de um puzzle que se complementam. Também quisemos jogar com o nome do museu – “MUDA” -, pelo que os cartazes, apesar de terem todos a mesma base, vão se tranformando.

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